– Seminário “Documentos que viajam: correspondências entre arquivos do ultramar”, 20 de maio

Seminário “Documentos que viajam: correspondências entre arquivos do ultramar”, 20 de maio.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo promove, no próximo dia 20, mais um evento sobre a exposição “Em nome d’El Rey: 250 anos do governo Morgado de Mateus em São Paulo (1765-1775)”. Trata-se do Seminário “Documentos que viajam: correspondências entre arquivos do ultramar” , que contará com a presença da professora Ana Canas, diretora do Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), órgão integrado ao Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), de Portugal.

O evento marcará o diálogo entre Ana Canas e Heloísa Bellotto. As especialistas abordarão a condição de “arquivos-espelho”, ou seja, as relações existentes entre o Arquivo Histórico Ultramarino de Portugal e o Arquivo Público do Estado de São Paulo, já que parte dos documentos sob guarda das instituições tramitava entre a capitania de São Paulo e o reino de Portugal, sob a mediação da Secretaria de Governo da capitania e do Conselho Ultramarino.

Ana Canas é uma das maiores especialistas sobre os arquivos do governo português. Sua tese de doutorado pelo University College of London trata do período da Corte Portuguesa no Brasil (1808-1821). Já Heloisa Bellotto conhece como poucos as tipologias documentais da antiga Capitania de São Paulo, além de ser uma das responsáveis pelo Projeto Resgate no Estado de São Paulo, que tem como objetivo disponibilizar documentos relativos à História do Brasil existentes em arquivos de outros países. O evento contará, ainda, com debate entre pesquisadores e professores especialistas nos temas abordados na exposição organizada pelo Arquivo Público.

A exposição “Em Nome D´el Rey – 250 anos do governo Morgado de Mateus em São Paulo (1765-2015)” trata do período colonial no Estado e fica em cartaz até 31 de julho de 2015, trazendo ao público uma parcela da documentação do período colonial brasileiro disponível na instituição, com entrada franca. A mostra tem o apoio do Consulado Geral de Portugal, da Universidade de São Paulo (USP), da Casa de Mateus e da Biblioteca Nacional.

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/

Release_3_evento ana canas