– VI Jornadas Uruguaias de História Econômica da AUDHE, de 2 a 4 de dezembro de 2015, em Montevideu, Uruguai – Simpósio “Escravidão, economia e população no mundo Ibero-americano (séculos XVIII e XIX)”. Envio de resumos até 20 de julho.

O incremento das pesquisas sobre o papel da escravidão africana ao modelar a economia, as estruturas demográficas e as relações sociais no mundo ibero-americano têm estimulado cada vez mais a multiplicação das investigações levadas a cabo em universidades e grupos de pesquisa de diversos países. A proposta do Simpósio vem ao encontro do crescente amadurecimento da historiografia internacional e pretende, portanto, oferecer um amplo espaço de reflexões sobre o estado da arte ao congregar especialistas que abordem questões socioeconômicas e demográficas envolvendo o comércio de escravos; estruturas agrárias; demografia da escravidão; economia, finanças e espaço urbano em sociedades escravistas. Além da apresentação de resultados finais ou parciais de pesquisas, a realização deste Simpósio visa promover a discussão de aspectos teóricos, metodológicos e conceituais das investigações.

Coordenadores

Márcio de Sousa Soares (Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil)

Walter Luiz Carneiro de Mattos Pereira (Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil)

Datas limites:

– 20 de julho de 2015: apresentação de resumos.

– 3 de agosto de 2015: comunicação dos resumos aprovados

– 12 de outubro de 2015: envio dos textos das comunicações.

A proposta ou resumo da comunicação deverá conter:

1 – Título;

2 – Nome e filiação institucional do autor;

3 – Resumo sintético do conteúdo da comunicação que não exceda a 300 palavras; e

4 – Cinco palavras-chave.

Os textos integrais, em castellano, português ou inglês, devem ser encaminhados até 12 de outubro, com os seguintes requisitos:

Máximo 12.000 palavras, incluindo bibliografia e notas, em letra “Times New Roman”, tamanho 12 ou Calibri, tamanho 11.

Mais informações: http://audhe.org.uy/sextas-jornadas-de-investigacion-2015.html