Boletim do Grupo de Pesquisa em História Econômica, História Quantitativa e Georreferenciada (abril de 2010)

abril de 2010
Boletim do Grupo de Pesquisa em História Econômica
História Quantitativa e Georreferenciada

http://www.ufjf.br/hqg

Reiteramos a todos o convite de participação na sessão de abertura da edição 2010 dos Seminários de História Econômica Ibéria América pelo professor Antonio Ibarra, da Facultad de Economía da Universidad Autónoma de México, que proferirá conferência intitulada “A Historiografia Econômica Mexicana: balanço e perspectivas“

Data e local: 6 de maio de maio, às 15:00, no Anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas/UFJF

Tendo em vista os objetivos dos Seminários Ibéria-América, sugerimos aos participantes acessarem a revista Historia Mexicana número 207 (vol. 52, núm. 3, de janeiro-março de 2003), dedicada integralmente à Historiografia Econômica no México:
http://historiamexicana.colmex.mx/resultados_busqueda.jsp?numero=2077&scope=13

Novos itens em nossa base de dados

A partir de agora acham-se disponíveis na nossa página eletrônica
(guia “publicações”, seções “base de dados” e “guias e instrumentos de pesquisa”), novos materiais para consulta. Na base dados foram incorporadas a primeira parte dos registros do notariado de Ilhéus, séculos XVIII-XIX e a folha de pagamento dos servidores civis, militares e eclesiásticos da capitania do Rio de Janeiro de 1647 a 1720. Na seção de guias e instrumentos de pesquisa anunciamos com satisfação a publicação eletrônica do inventário preparado entre 1964 e 1966 por Herculano Matias dos Avulsos da Coleção Casa dos Contos de Ouro Preto no Arquivo Nacional. Em breve publicaremos o inventário das listas da capitação, derrama, habitantes, róis de confessados e matrícula de escravos da capitania de Minas Gerais.

Na base de dados

1. Registros do notariado de Ilhéus, séculos XVIII-XIX: entre 2000 e 2004 foi desenvolvido na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia, o projeto de pesquisa intitulado “Estruturas econômicas e sociais da capitania de Ilhéus, 1700-1850”, com o objetivo de construir um banco de dados dos registros notariais da vila de Ilhéus dos séculos XVIII ao XIX. Tais registros, coletados e sistematizados, permitiram estudos de vários aspectos daquela sociedade (DIAS, Marcelo H. & CARRARA, Angelo A. (orgs.). Um lugar na história: a capitania e comarca de Ilhéus antes do cacau. Ilhéus: Editus, 2007). Como a base de dados não havia se esgotado naquela ocasião, a partir de 2009 formou-se uma equipe constituída de alunos de graduação do curso de História da UESC, bolsistas e voluntários de Iniciação Científica, sob a coordenação do Prof. Marcelo Henrique Dias, objetivando a ampliação do banco de dados com as informações dos registros notariais da primeira metade do século XIX. O que ora se apresenta é, pois, o resultado ainda parcial desta nova etapa da pesquisa, que contempla os seguintes temas: 1. Escravos e alforrias na vila de Ilhéus na primeira metade do século XIX (Victor Santos Gonçalves); 2. Estrutura fundiária da vila de Ilhéus na primeira metade do século XIX (Gennyson Silva Rosa dos Santos); 3. Comerciantes e usurários da vila de Ilhéus na primeira metade do século XIX (Leandro Dias dos Santos; Zidelmar Alves Santos). Estima-se a finalização de tais projetos para meados de 2011.

2. Folha de pagamentos da capitania do Rio de Janeiro, 1647-1720: Contém a relação nominal e respectivo salário dos servidores civis, militares e eclesiásticos no período assinalado. As fontes e a metodologia são apresentadas em CARRARA, Angelo Alves. Receitas e despesas da Real Fazenda no Brasil, século XVII. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2009, pp. 111-113/179-181.

Em guias e instrumentos de pesquisa

Avulsos da Coleção Casa dos Contos de Ouro Preto no Arquivo Nacional: inventário preparado por Herculano Matias no início da década de 1960, e publicado nas Publicações Históricas do Arquivo Nacional, vol. 58, n. 6, pp. 165-273 (Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1966). Neste inventário constam descritos muito sumariamente 281 pacotes (“amarrados”), compreendendo cerca de duzentos mil itens documentários, que se acham microfilmados dos rolos de número 274 ao 644. Apesar da impossibilidade de uma rigorosa concordância entre a descrição de Matias com a localização nos rolos, os pesquisadores ao menos terão um recurso adicional para buscas rápidas de conteúdo. Em breve esperamos apresentar um primeiro ensaio que possibilite uma concordância aproximada. Antes de copiar o arquivo, deve-se ler com atenção a advertência sobre os “documentos avulsos da Coleção Casa dos Contos de Ouro Preto”.

Novo link

Em nossa página eletrônica (sessão “links”) está incluído o vínculo eletrônico do Núcleo de Estudos em História Demográfica/NEHD

O Núcleo de Estudos em História Demográfica é formado por pesquisadores cujos estudos objetivam – nos quadros do condicionamento mútuo entre a atividade econômica e o comportamento demográfico – identificar as estruturas presentes em tal interrelacionamento, captando sua dinâmica.

Como demógrafos, seus membros privilegiam as variáveis populacionais; como historiadores, enfocam essas variáveis da perspectiva temporal; e na condição de economistas, examinam as relações entre nossa formação populacional e as vicissitudes econômicas defrontadas pela sociedade brasileira. As fontes que sustentam esses estudos são de natureza variada, como manuscritos eclesiásticos, documentos do judiciário, levantamentos populacionais, relatos de viajantes e estatísticas retrospectivas preparadas por economistas e historiadores. Na página eletrônica do Núcleo (www.brnuede.com) pode ser encontrado farto material para consulta e cópia, como o Boletim de História Demográfica (BHD), cujo objetivo é facilitar a comunicação entre pesquisadores de História Demográfica, e a Relação de Trabalhos Publicados na área da História Demográfica (ROL), instrumento valiosíssimo e indispensável colocado à disposição dos pesquisadores. O arquivo ROL vem sendo regularmente atualizado em seção específica do BHD, além disso a versão consolidada do ROL pode ser baixada diretamente do site cujo endereço eletrônico vai indicado acima. Já o BHD deve ser assinado, para fazê-lo envie os dados arrolados abaixo para o seguinte e-mail: idd@terra.com.br: seu nome completo, grau de escolaridade, instituição a que se vincula, seu endereço postal e seu e-mail.

Publicações

Livro:

RODRIGUES, André Figueiredo. A Fortuna dos Inconfidentes. São Paulo: Globo, 2010, 320 p.

Doutor em história social pela USP, nosso colega do Grupo de Pesquisa em História Econômica André Figueiredo Rodrigues é professor nas Faculdades Garulhos e no Centro Universitário
Ibero-Americano/Anhanguera Educacional. Nesse livro, fruto da tese de doutorado do autor, ao investigar a origem da fortuna dos
inconfidentes mineiros e o destino de seus bens após a devassa, o livro revela os métodos utilizados pelas famílias dos integrantes do movimento, como as de Aires Gomes e Alvarenga Peixoto, para preservar seus patrimônios e lesar a coroa portuguesa. Neste livro, o autor apresenta, a partir de pesquisa em volumoso corpus documental, dados da vida material e das estruturas econômicas e sociais nas quais estavam inseridos os conjurados, formando um novo painel sobre a Inconfidência Mineira.

Tese

LACERDA, Antônio Henrique Duarte. Negócios de Minas: família, fortuna, poder e redes de sociabilidades nas Minas Gerais – a família Ferreira Armonde (1751-1850). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2010. Orientador: Carlos Gabriel Guimarães.

Esta tese tem por objeto a atuação de uma das mais ricas, influentes e poderosas família de Minas Gerais – os Ferreira Armonde, entre os anos 1751-1850. Esta família foi o fio condutor a partir do qual buscou-se compreender a formação e atuação das redes de sociabilidades – familiares, econômicas, sociais e políticas – estabelecidas pelos abastados fazendeiros/comerciantes das Minas Gerias e suas relações com a praça comercial do Rio de Janeiro. A partir dela é discutido o comércio de cargas, de poaia, de café e de negros estabelecidos entre os fazendeiros/comerciantes com os comissários do Rio de Janeiro; as atividades de prestamistas e a prática da troca de favores (“economia do dom”); a formação dos laços de compadrio familiar e consanguíneo. Analisa também o poder emanado e construído a partir do poderio econômico e a atuação política dos Armonde em sua localidade, na província e na Corte.

Convocatórias

→ Atenção para os prazos de submissão de propostas informadas em nosso boletim anterior, ainda disponível para consulta em nossa página eletrônica.

A Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos/ABER e o Curso de Mestrado em Economia da UFJF têm o prazer de convidá-los a participar do VIII Encontro Nacional da Associação de Estudos Regionais e Urbanos – ENABER, que ocorrerá em Juiz de Fora, Minas Gerais no período de 8 a 10 de setembro de 2010.

O Congresso fará a análise de trabalhos completos. Em breve será disponibilizada na página da ABER (www.estudosregionais.org.br) o formulário online de submissão de artigos. Nesse ano o Congresso contará mais uma vez com 18 áreas temáticas. O evento será realizado no Hotel Ritz Plaza (www.ritzplazahotel.com.br). A ABER firmou convênio com o Hotel e ele estará oferecendo tarifas especiais para o encontro. No momento de fazer sua reserva você deve informar que é Congressista para obter a tarifa especial do Congresso.

Datas-limite

1. Submissão de Artigos Completos: 3 de maio de 2010.
2. Divulgação dos Resultados: 3 de julho de 2010.
3. Inscrições com Taxa Reduzida: até 9 de agosto de 2010.

O Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo anuncia a realização do IV Colóquio Brasileiro em Economia Política dos SIstemas-Mundon“A ilusão do desenvolvimento e a obra de Giovanni Arrighi: implicações para a América Latina”

Local: Florianópolis, Santa Catarina Data: 30 e 31 de agosto de 2010

Os resumos das comunicações devem ser enviados até 7 de junho para hpgpepsm@cse.ufsc.br.

Informações adicionais podem ser obtidas no site http://www.gpepsm.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721 6627

INTERNATIONAL CONFERENCE

Portugal at the Confluence of the Overseas Trade Routes – 3 e 4 de dezembro de 2010

O CHAM – Centro de História de Além-Mar (CHAM), unidade de investigação interuniversitária da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores organiza a conferência acima, cujo objetivo é reunir contribuições na área da História Econômica sob a perspectiva da dinâmica gerada no âmbito da expansão européia, com especial atenção sobre as produções econômicas e o intenso movimento da circulação de pessoas e bens. São igualmente bem-vindas novas abordagens e metodologias.

O prazo para registro, com indicação do tema é 10 de junho. Os resumos devem ser submetidos até 15 de setembro. O resultado das submissões será divulgado até 30 de setembro.

Contatos: cham@fcsh.unl.pt; margrego@uac.pt (Margarida Vaz do Rego Machado); leonorc@iseg.utl.pt (Leonor Freire Costa).

A Economic History Society da África do Sul e o Departamento de Economia da Universidade de Stellenbosch convidam para o XVI Congresso Mundial de História Econômica, a celebrar-se em Stellenbosch, África do Sul, de 9 a 13 de julho de 2012.

A primeira “Conferência Internacional de História Econômica” foi realizada em Estocolmo, e desde então foram ocorrendo reuniões com certa regularidade, mais tarde denominadas congressos internacionais, num total de quinze congressos internacionais ou mundiais, respaldados pela Associação Internacional de História Econômica (IEHA). O último foi celebrado em Utrecht, de 3 a 7 de agosto do ano passado. A IEHA conta atualmente com 43 membros em África, América, Asia Pacífico e Europa. Entre os miembros estão as associações nacionais e associações especilizadas em campos específicos dentro da História Econômica. Mais informação no site do congresso: http://www.wehc2012.org/

O prazo final para submissão de propostas de simpósios se encerra em 1o de setembro de 2010.

Se nossas atividades de pesquisa estão submetidas a um permanente debate nas várias reuniões científicas da área, o mesmo está longe de ocorrer com respeito às discussões em torno da Didática da História Econômica, por isto, merecem especial atenção os Encontros de Didática da História Econômica promovidos pela Associação Espanhola de História Econômica.

A próxima, já em sua nona edição, terá lugar nos dias 24 e 25 de junho em Toledo, na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Castilla-La Mancha.

Chamamos a atenção para as sessões dedicadas ao oferecimento da disciplina História Econômica e de Empresa nas novas graduações das universidades espanholas e para a discussão sobre os desafios das novas metodologias docentes.

Informações completas podem ser obtidas no site:
http://www.aehe.net/actividades/ixencuentro-didactica.html



Grupo de Pesquisa em História Econômica – História Quantitativa e Georreferenciada – UFJF